fatalidade
Indonésia eleva alerta no vulcão Anak Krakatau
Compartilhe:
Erupção no último fim de semana gerou tsunami que causou 430 mortes no país. Autoridades também recomendam evitar atividades na região litorânea.
Autoridades da Indonésia elevaram nesta quinta-feira (27) o alerta para a erupção do vulcão Anak Krakatau (também conhecido como Anak Krakatoa). Há seis dias, as atividades provocaram um tsunami que causou 430 mortes no país. O governo recomenda uma distância de 500 metros a 1 km do litoral, devido à previsão de outro maremoto.
O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que o alerta passou do nível 2 para o 3 – em uma escala que chega a 4 – e que o raio de exclusão ao redor do vulcão aumentou de 2 para 5 quilômetros.
Destroços em ilha na Indonésia atingida pelo tsunami — Foto: Sonny Tumbelaka/AFP
“As pessoas estão proibidas de realizar qualquer atividade dentro de um raio de 5 quilômetros a partir da cratera do monte Anak Krakatau”, alertou o porta-voz em comunicado.
O governo da Indonésia também orientou todos os aviões a manterem distância da região onde está o vulcão. O Anak Krakatau, que entrou na fase de erupção em julho, registra uma atividade com vazamento de lava e emissão de rochas incandescentes, e colunas de fumaça que cobrem de cinza várias áreas do litoral do país.
De acordo com o porta-voz, o vulcão registrou uma erupção de pequena magnitude no dia 22 de dezembro. As imagens de satélite mostram um deslizamento em sua parte sudoeste, que ao cair no mar originou o tsunami que chegou à costa oeste da ilha de Java e do sul da ilha de Sumatra.
Imagem aérea mostra erupção do vulcão Anak Krakatau neste domingo (23) na Indonésia — Foto: Nurul Hidayat/Bisnis Indonesia via AP
Tsunami atinge a Indonésia — Foto: Infografia: Igor Estrella/G1